copia-replica-falsificacao

Diferença entre cópia, réplica e falsificação

Será que é tudo a mesma coisa ou existe alguma diferença? Para quem é leigo isso pode gerar uma confusão enorme!

Eu mesma tinha dúvidas, para mim todas eram consideradas crimes mas então resolvi me informar melhor sobre o assunto e montei este artigo em parceria com a advogada Gislaine Florencio do Dicas de Direito Tributário.

Bem, vamos separar em tópicos para que fique explicado de maneira mais simples:

  • Réplica é a reprodução perfeita, em todos os detalhes e medidas do produto, utilizando matéria prima mais acessível. É autorizada pela fabricante do produto original e em alguns casos a réplica pode ser feita pelo próprio fabricante do produto original com a intenção de alcançar um determinado público com menos poder aquisitivo. Um exemplo disto são as parcerias de estilistas de grifes famosas com redes de fast fashion como a C&A, Riachuelo, H&M entre outras.
  • Cópia é a reprodução de exemplares similares ou inspirados no original. Normalmente é produzida em larga escala, sem autorização da fabricante do produto original porém copiar alguns elementos relacionados como fonte de inspiração não é considerado crime. Além disto cópias não possuem a intenção de enganar o consumidor “se fazendo passar pelo original” e apresentam em algum lugar do produto que o mesmo é uma inspiração de determinada marca ou modelo.
  • Quanto a falsificação é a reprodução de um produto de determinada marca com o intuito de enganar o consumidor. Usa um logotipo idêntico (ou muito semelhante) do produto original, geralmente são feitos com matéria prima barata e sem controle de qualidade, embora haja falsificações com nível de qualidade considerável é lógico que não possuem autorização da fabricante do produto original.

Conseguiu entender a diferença? Se ainda tiver dúvidas na hora de comprar, uma dica simples pode ajudar: peça nota fiscal do produto, se o vendedor recusar é melhor nem comprar.

Referência: Efeitos de variáveis contextuais sobre a avaliação de produtos de luxo e falsificação, Código de Propriedade Industrial, Marco Civil e Mega Juridico.

Anúncios

E aí? O que você achou disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s